Para nós, corinthianos, é relativamente fácil ressignificar a sigla SPFC inscrita naqueles símbolos em forma de pipa espalhados pelo estádio Cícero Pompeu de Toledo. Na maior parte do tempo, Salão Para Festas Corinthianas pareceu muito mais conveniente e adequado do que o careta São Paulo Futebol Clube.
Quem começou a acompanhar futebol de 2008 em diante talvez não saiba ou só tenha ouvido falar, mas há dois motivos principais que se comunicam para esse rebatismo corinthianista do Morumbi.
O primeiro deles é a quantidade significativa de títulos conquistados pelo Timão no estádio tricolor. Alguns deles foram:
– 3 dos 7 títulos brasileiros do Corinthians;
– 8 dos 14 campeonatos paulistas pós-1977.
E isto sem contar o Torneio Rio-São Paulo de 2002, quando houve uma tentativa rapidamente frustrada de valorizar as competições interestaduais. Salvo engano, só a Copa do Nordeste sobreviveu. Além disso, o recorde de público no estádio pertence ao Corinthians, e nem foi contra o São Paulo. Mas voltemos à freguesia.
Outro motivo é o fato de que, apesar de o Morumbi ser a casa do São Paulo, quem leva vantagem no confronto direto disputado ali é o Corinthians. E não é uma vantagenzinha qualquer. O Timão já atingiu a marca de 50 vitórias sobre o rival no estádio.
Para pelo menos empatar o confronto em sua casa, o São Paulo precisaria vencer todos os jogos disputados contra o Corinthians no Morumbi por anos e anos a fio, uma vez que, sabiamente, o Timão parou de mandar jogos no estádio são-paulino a partir de 2008 depois de ter passado décadas ajudando a encher os cofres do rival.
Apenas como base de comparação, o São Paulo nunca, sob nenhuma circunstância, venceu o Corinthians nos estádios de propriedade alvinegra desde que começaram a se enfrentar: no caso, Parque São Jorge e Itaquera. Em 1935, quando o São Paulo FC foi fundado, o estádio da Ponte Grande já havia sido desativado.
Alguém vai argumentar que o São Paulo já venceu o Corinthians no Pacaembu como visitante. De fato, já. Mas o Pacaembu pertencia à Prefeitura da capital paulista. Portanto. jamais em solo legitimamente alvinegro.
*Editado em 13 de abril de 2019, às 9h21, para retirar menção errônea à Copa do Brasil de 2002.
Que a tradição se mantenha no próximo fim de semana! Vai Corinthians!
oi gente
gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉
Obrigado, Felipe.
Volte sempre. E de vez em quando clique em um anúncio pra dar uma força. Abs 😉