O Corinthians sob o comando de Zé Maria
José Maria Rodrigues Alves é um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Popularmente conhecido como Zé Maria, ou Super Zé, o lateral-direito fez 598 jogos com o sagrado manto alvinegro, marcou 17 gols e conquistou quatro títulos: os Campeonatos Paulistas de 1977, 1979, 1982 e 1983.
Foi de Zé Maria o cruzamento para a área que iniciou o lance do gol de Basílio, que encerrou o jejum de títulos de 22 anos, 8 meses e 7 dias. Na foto ícônica que ilustra esta página, havia sofrido um corte no supercílio no primeiro jogo da decisão do título 1979, mas seguiu em campo mesmo assim, para delírio da Fiel.
Em 1983, ao deixar as quatro linhas, foi eleito técnico pelo lendário elenco da Democracia Corinthiana depois da saída de Mario Travaglini. Como treinador, dirigiu o Corinthians em dez partidas, com três vitórias, cinco empates e duas derrotas. Foi sucedido por Jorge Vieira. Quase três décadas depois, Fernando Lázaro, filho do Super Zé, treinou interinamente o Corinthians depois da demissão de Vágner Mancini.