Futebol profissional do Corinthians volta hoje às atividades

O futebol profissional do Corinthians vai voltar à ativa nesta segunda-feira, 22 de junho, depois a prefeitura de São Paulo, o governo do Estado e a Federal Paulista (FPF) terem autorizado a volta ao trabalho dos clubes da Série A-1 do Campeonato Paulista.

Apesar desse retorno pra lá de precipitado, ainda não há definição sobre quando o Paulistão de 2020 terá continuidade.

O retorno às atividades futebolísticas em São Paulo ocorre em um momento no qual a pandemia do novo coronavírus já deixa um rastro de mais de 50 mil mortos entre mais de 1 milhão de casos confirmados da doença em todo o território nacional.

A medida é temerária, uma vez que, em meio ao desrespeito generalizado às medidas de isolamento social, não há sinais de que o avanço da Covid-19 pelo Brasil será detido tão cedo.

No domingo, o Corinthians informou que 21 dos 27 integrantes do atual elenco profissional – quase 80% da equipe – testaram positivo para o novo coronavírus, sendo que 13 desenvolveram anticorpos e oito permanecerão afastados do retorno aos treinos por dez dias antes da realização de novos exames.

Os nomes dos atletas contaminados foram mantidos sob sigilo.

Ainda que o porcentual mostre-se elevado e levante questões sobre o comportamento individual dos jogadores durante o período de isolamento, é importante observar que todos os atletas, seus familiares diretos, toda a comissão técnica e todos os funcionários envolvidos com o elenco profissional foram testados e que o dado condiz com projeções científicas segundo as quais entre 70% e 80% da população devem entrar em contato com o vírus até o desenvolvimento de uma vacina.


Leia a seguir a nota divulgada pelo SCCP na noite de sábado.

Após reuniões com a Federação Paulista de Futebol, Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo e clubes participantes da Série A1 do Campeonato Paulista, o Sport Club Corinthians Paulista tem a liberação para retomar as atividades do Futebol Profissional seguindo medidas preventivas ao novo coronavírus e adotando o Protocolo de Retomada Gradual aos Treinos da FPF.
Dando início aos procedimentos, atletas, comissão técnica, staff e funcionários do CT Dr. Joaquim Grava realizaram exames laboratoriais nos dias 18 e 19. Após 190 testes de coronavírus foram constatados que oito atletas têm o vírus no corpo, mas não apresentam sintomas da Covid-19. No entanto, ficarão afastados das atividades do centro de treinamento por dez dias e serão submetidos a novos exames.
Outros 19 atletas se apresentarão no CT Dr. Joaquim Grava, na segunda-feira (22), para a retirada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que se tornarão de uso pessoal no dia a dia, além de materiais de treino como uniformes e chuteiras, que serão conduzidos e higienizados pelos atletas em suas casas.
O recém-chegado atacante Jô não foi testado e passará pelo procedimento no início da próxima semana.
Outras cinco pessoas da comissão técnica e de outros departamentos do centro de treinamento também foram diagnosticadas com o vírus e seguirão o mesmo cronograma de avaliações dos atletas. Todas são assintomáticas.
O massagista Raimundo “Ceará” apresentou sintomas da doença, foi hospitalizado e apresentou melhora. Pertencente ao grupo de risco estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, será preservado das atividades, assim como todos que têm mais de 60 anos, e receberá acompanhamento médico diário.
O Departamento Médico do Clube, formado por Ivan Grava, Ana Carolina Côrte e Júlio Stancatti, desenvolveu protocolos específicos para a medicina esportiva que atendeu as expectativas e estão sendo seguidas por outros clubes brasileiros.
A partir de terça-feira (23), os atletas liberados para o trabalho começarão a bateria de avaliações físicas, testes bioquímicos e fisiológicos para o retorno as atividades.
O CT Dr. Joaquim Grava está devidamente preparado e irá seguir rigorosamente os protocolos de segurança, como:
– Não utilização de vestiários
– Equipamento de Proteção Individual (EPI) para todos os funcionários nas dependências do CT (incluindo atletas, exceto durante atividades físicas)
– Pontos de higienização com álcool espalhados
– Divisão de grupos fixos
– Atividades ao ar livre no campo 
– Fisioterapeutas designados aos mesmos grupos de atletas para não haver variação de contato
– Sem refeições no centro de treinamento para diminuir risco de compartilhamento de objetos

Vale ressaltar que ainda não há recomendações de segurança para a entrada de profissionais de imprensa, portanto, o Clube direcionará sua produção de conteúdo para fornecer material para os canais de mídia e seu torcedor.


One thought on “Futebol profissional do Corinthians volta hoje às atividades

  1. Em meio a tanta irresponsabilidade tanto de algumas autoridades como de uma parte da população (de todas as classes sociais e graus de educação escolar, é bom deixar claro), a única coisa que posso dizer é que espero que a diretoria do Corinthians não esteja agindo com irresponsabilidade e precipitação. De resto, Vai Corinthians!!

Comments are closed.