CBF quer início do Brasileirão de 2020 em agosto

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deixou de lado o pouco de bom senso que vinha manifestando nos últimos meses e anunciou na noite de ontem, 25 de junho, que planeja iniciar o Campeonato Brasileiro de 2020 em 9 de agosto.

De acordo com a projeção, a retomada acontecerá mesmo que os torneios estaduais não tenham sido encerrados até a data. O plano é encerrar a competição até fevereiro de 2021.

O anúncio foi feito depois de uma reunião com dirigentes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. O único clube a manifestar-se formalmente contra o retorno foi o Athletico Paranaense.

Os clubes paulistas posicionaram-se inicialmente contra o plano original da CBF, mas acataram a decisão ao verem que seriam voto vencido.

A estultice divulgada pela CBF foi patrocinada por Flamengo e Vasco da Gama e vem à tona em um momento no qual uma segunda onda de Covid-19 parece se alastrar pela Ásia e por alguns países da Europa, onde o futebol foi retomado depois de um aparente retrocesso da doença causada pelo novo coronavírus.

As competições esportivas seguem paralisadas na maior parte do país por causa de uma certa pandemia que só faz se alastrar pelo Brasil e que até o momento já deixou mais de 55 mil mortos em solo nacional enquanto uma cura ou paliativos eficazes são freneticamente buscados pela ciência.

De qualquer modo, ainda se trata apenas de uma projeção, não de uma decisão final. Até lá, não nos espantemos se a realidade mostrar-se um remédio eficaz contra a estupidez e a ganância.