2022: Ano que começa errado dificilmente termina bem

O que começa do jeito errado dificilmente vai terminar de maneira certa. E o ano de 2022 do futebol masculino do Corinthians não contrariou essa lógica.

Em 2021, quando o Timão classificou-se direto para a fase de grupos da Libertadores apesar de Sylvinho, abriu-se a oportunidade de deixar um abraço forte e um aperto de mão em sincero agradecimento àquele que foi um grande lateral-esquerdo, mas que, como técnico, enrolou-se na própria teimosia.

Ao entrar em 2022 com Sylvinho no comando, a diretoria desperdiçou a oportunidade de fazer uma pré-temporada com um técnico que imprimisse identidade a um elenco bom, mas ainda em formação.

A paciência desnecessariamente testada acabou quando o Corinthians sofreu uma virada-relâmpago para o Santos em casa no início do Campeonato Paulista, o jeito foi recorrer a Fernando Lázaro como tampão até a chegada de um novo treinador.

Depois de algumas semanas de muita especulação, Vítor Pereira desembarcaria no Brasil. Logo na estreia, um clássico fora de casa com torcida única contra. Começaria ali a marca de um técnico que não sabia vencer clássicos, mas vendia muito bem o seu peixe e se vitimizava como poucos.

Alternando altos e baixos, o Corinthians caiu na semifinal do Campeonato Paulista, estreou com uma derrota patética na Libertadores e iniciou o Brasileirão com uma vitória convincente sobre o Botafogo.

Enquanto o Timão ia bem no Campeonato Brasileiro, a campanha na Libertadores convencia apenas os incautos. Mesmo com dificuldade para balançar as redes adversárias, o Corinthians eliminou o Boca Juniors em plena Bombonera.

Nas quartas-de-final, porém, levou um passeio do Flamengo e ficou entre a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro para o que restava do ano.

Nos torneios nacionais, a Copa do Brasil por pouco não terminou em glória. Depois de passar com autoridade pelo Fluminense, o Corinthians foi para a final contra o Flamengo.

Ao contrário da Libertadores, porém, teve jogo. E, não fosse o pênalti escandalosamente roubado no jogo de ida e um gol feito absurdamente desperdiçado por Roger Guedes na volta, a sorte talvez fosse outra. De qualquer modo, a perda da taça nos pênaltis mostrou um time menos distante da Fiel do que se podia supor.

Quando isso aconteceu, todo mundo meio que já tinha deixado o Brasileiro de lado. Quarto colocado na classificação final, o Corinthians teve seu melhor desempenho desde a conquista do hepta, em 2017.

O destaque positivo ficou por conta do desempenho de Yuri Alberto.

O ano já parecia acabado e a hora era de fazer planos quando Vítor Pereira confirmou que não ficaria no SCCP. A solução encontrada foi promover Lázaro, deste vez como efetivo.

Ninguém contava com a vigarice do português. Mas esta é uma outra história e já não pertence mais ao Corinthians.

O fato é que o alvinegro completou o terceiro ano seguido sem conquistar nenhum título no futebol profissional. Algo que não acontecia desde a década de 1980.

Se os erros dos últimos anos forem usados como autoaprendizado, 2023 pode ser um ano melhor.

Vai, Corinthians!


 

One thought on “2022: Ano que começa errado dificilmente termina bem

  1. O retrospecto de 2022 tá bem resumido na análise do Ricardo. O que temos de bom para 2023 é que a pré-temporada será conduzida por um técnico que chega motivado. Fernando Lázaro teve algumas passagens como técnico do Timão, mas sempre de maneira interina. No entanto, com bons resultados. A aventura Sylvinho foi, na verdade, uma teimosia. E a aventura VP custou caro, financeiramente, com resultados muito aquém do investimento. O elenco atual do Corinthians não é ruim, é melhor do que era em dezembro de 2021. Tem jogadores experientes e de qualidade técnica. Precisa apenas de um reforço aqui e outro ali, pra dar mais opções principalmente no ataque e na armação. Alguns pipoqueiros também precisam ser dispensados. Tem jogador do elenco que já mostrou que sabe fazer firula, mas na hora do vamuvê são uns bostas. O técnico é uma incógnita esperançosa e eu acredito que ele tem condições de fazer um grande trabalho. O problema maior está na diretoria, que mistura incompetência com maus negócios, amadorismo e compadrio nada profissional. Que São Jorge nos ajude, porque a Fiel todos sabemos que sempre apoia o Timão. Vai Corinthians!!!

Comments are closed.