Há 10 anos, Corinthians sagrava-se bicampeão mundial de clubes

O Corinthians carrega consigo uma obrigação aonde quer que vá: nunca negar-se à luta. É cobrado por isso não apenas pela Fiel, mas também por toda a horda de antis que destila inveja, esteja o Timão na crista da onda ou em situação de fim de feira.

De qualquer modo, se em 2007, logo depois do rebaixamento, meu eu do futuro voltasse para me dizer que cinco anos depois o Corinthians teria conquistado tudo o que viu pela frente, eu riria do meu próprio senso de humor.

Mas assim foi. Em 2008, veio o título da Série B, além de um vice na Copa do Brasil. Na virada para 2009, a chegada de Ronaldo Fenômeno deu o chacoalhão que faltava e o Timão faturou o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil.

De volta à Libertadores no ano do centenário, porém, acabou eliminado por um gol sofrido em casa. E quando a CBF levou Mano Menezes para a seleção, Tite quase teve vida curta em sua segunda passagem pelo Parque São Jorge.

No início de 2011, uma eliminação vexatória para o Tolima ainda na fase pré-grupos da Libertadores virou meme e ainda hoje é lembrada com carinho pelos rivais. Mas a derrota virou combustível e ainda naquele ano o Corinthians sagrou-se pentacampeão brasileiro.

Chegou então 2012. Começou pela conquista da Libertadores de maneira invicta. O primeiro título continental veio com uma vitória monumental sobre o Boca Juniors.

Com o Timão classificado para o Mundial de Clubes da Fifa, quase tudo o que a imprensa esportiva local conseguia produzir era material deletério ao Corinthians.

Eis que o Timão embarcou para o Japão nos braços da Fiel. A torcida corinthiana atravessou o mundo junto e transformou Tóquio e Yokohama na zona leste de São Paulo.

Naquele 16 de dezembro de 2012, com os ingleses incrédulos com o que viam nas arquibancadas, o Corinthians venceu o Chelsea por 1 x 0, gol de Paolo Guerrero e sagrou-se bicampeão mundial de clubes.

Mais detalhes sobre a conquista você encontra aqui.



 

2 thoughts on “Há 10 anos, Corinthians sagrava-se bicampeão mundial de clubes

  1. Texto primoroso do meu grande amigo Ricardinho!
    Que emoção lembrar desta conquista maravilhosa.
    Agradeço a Deus e a São Jorge pelo privilégio de ter testemunhado essas glórias.
    Salve o Corinthians, o campeão dos campeões!!!
    Sim, eternamente. Em muitos e muitos corações.
    Vai Corinthians!!!

  2. Fui lendo o texto do Ricardinho e me lembrando de cada detalhe desde a queda em 2007. Vou falar do meu sobrinho. Vimos juntos (meu sobrinho, meu irmão e eu) o último jogo do Brasileirão de 2007 e sofremos juntos com o rebaixamento. Me preocupei pois meu sobrinho ainda era uma criança. Mas no dia seguinte me enchi de orgulho, aquele orgulho da paixão, quando meu irmão me contou que o meu sobrinho tinha ido à escola vestindo a camisa do Timão. No 16 de dezembro de 2012, meu irmão e meu sobrinho estavam no Japão junto com o bando de loucos. E no dia seguinte à vitória do almighty Corinthians, meu sobrinho pagou a promessa que ele havia feito e pulou, com seu coração quente, nas águas geladas do mar de Tóquio. Vai Corinthians!!!!

Comments are closed.