Jogo 5.105: Timão reage no fim contra o Atlético-PR e segue vivo na Copa do Brasil

atleticopr 3 x 2 corinthians

Que barbaridade!

Derrota com sabor de vitória!

Fazia tempo que eu não via uma dessas.

Parecia uma noite para ser esquecida, pelo menos até os 41 minutos do segundo tempo. O Atlético Paranaense vencia por 3 x 0 e nada dava certo para o Corinthians na Arena da Baixada.

Morais perdeu gol feito. Ronaldo saiu de campo com suspeita de fratura na costela. Até o zagueiro-artilheiro Chicão, que não costuma dar mancada, desperdiçou pênalti em lance no qual a bola bateu nas duas traves e saiu. Com aquele resultado, o Corinthians precisaria vencer o Atlético por 4 x 0 no jogo de volta, e isso sem poder levar nenhum gol. Se sofresse algum em casa, teria de abrir cinco de vantagem.

Até que, já perto do fim, numa cobrança de falta, saiu do milagroso pé direito de São Cristian o petardo que recolocou o Timão na briga. Era o 200º gol corintiano na história da Copa do Brasil. Já estava bom. Mas podia ficar melhor. E ficou.

A trupe mosqueteira, até então sonolenta, despertou, partiu pra cima e foi criando chances. Aos 47, Dentinho acordou de um transe e fez o segundo gol alvinegro. E fim de jogo. Atlético Paranaense 3 x 2 Corinthians.

Com os dois tentos marcados fora de casa, a vitória no jogo de volta, que precisaria ser por quatro gols até alguns minutos antes, poderá ser agora por apenas um de diferença (se for por 1 x 0 ou 2 x 1) para que o Timão se classifique para as quartas-de-final da Copa do Brasil.

No entanto, este não é um confronto nada confortável para o clube mandante. Esta foi a primeira vez que o Atlético venceu o Corinthians pela competição jogando em Curitiba. Até então, eram duas vitórias alvinegras na casa do adversário. O Timão, por sua vez, nunca antes derrotou o Furacão nos jogos até agora disputados em São Paulo pelo torneio.

Poucas coisas me irritam mais do que ver o Timão perder um jogo para um time dirigido por Geninho. Mas hoje a sensação é diferente. Jamais devemos nos esquecer. Asninho, um dos piores técnicos a ter passado mais de uma vez pelo Parque São Jorge, não é um engodo à toa.

Os dois gols alvinegros no fim da partida demonstraram a força, o poder de reação que o Timão tem exibido este ano mesmo quando joga mal, e calaram a Arena da Baixada. Os paranaenses pareciam incrédulos. A derrota corinthiana de hoje pode ser interpretada como vitória, especialmente pelo fato de o time não ter jogado bem. Nem parece que o Atlético quebrou a sexta maior série invicta da história corinthiana – 25 jogos -, vigente desde novembro do ano passado.

O jogo de volta será na próxima quarta-feira no Pacaembu. Até hoje, em cinco duelos, o Corinthians nunca foi eliminado por um time paranaense da Copa do Brasil. O Timão já se deparou com o Atlético em duas edições da Copa do Brasil e, consequentemente, saiu vencedor das duas.

Agora o foco é a decisão de domingo contra o Santos. E não é demais pedir que o time aprenda com os erros de hoje. Se bem que toda a zica da anticorinthianada de plantão parece ter sido gasta em uma tacada só.


Artilheiros do jogo: Cristian e Dentinho |
| Contra o Atlético-PR |
Pela Copa do Brasil |
| Na Arena da Baixada |
Sob o comando de Mano Menezes |
O Corinthians em 2009 |
O Corinthians na história |