Corinthians completa 111 anos com pacotão de aniversário

O Corinthians completa hoje 111 anos de existência com um pacote de reforços que há semanas faz os antis tremerem na base e espumarem de raiva.

O presentaço para a Fiel torcida alvinegra ganha ares de epopeia, até pela conturbada situação financeira herdada da administração anterior por Duílio Monteiro Alves, e tem grande chance de entrar positivamente para a história mosqueteira.

O sonho começou a virar realidade com a chegada de Giuliano, ganhou corpo com o retorno de Renato Augusto e, se parasse por ali, poucos corinthianos iriam se queixar. Mas houve tempo ainda para contratar o atacante Roger Guedes e repatriar o meia Willian, filho legítimo do Terrão.

Muito cabeça de bagre já chegou de baciada ao Parque São Jorge, mas um pacote de contratações tão festejado tem poucos paralelos na história alvinegra.

É fato que, no futebol de antigamente, os grandes times brasileiros normalmente eram bem montados e precisavam apenas de contratações pontuais. Naquele cenário, o Corinthians protagonizou contratações grandiosas como as de Almir Pernambuquinho (1960), Garrincha (1966), Sócrates (1978) e Leão (1983).

Já as megacontratações em pacote ocorreram entre os anos de 1984 e 1985, 1997 e 1999 e também em 2005.

Entre 1984 e 85, com as contas do clube saneadas pela administração de Waldemar Pires à frente da Democracia Corinthiana, seu sucessor, Roberto Pasqua, aproveitou a saída de Sócrates para ir às compras. Ele trouxe o goleador Serginho Chulapa, o zagueiro uruguaio Hugo de León, o goleiro Carlos e o então promissor volante Dunga. O projeto era ambicioso, mas o resultado em campo foi pífio.

Em 1997, o Corinthians fechou uma parceria com o Banco Excel. Essa parceria resultou em contratações de peso, como os atacantes Túlio e Donizetti, o lateral-esquerdo André Luís e o zagueiro Antonio Carlos. Na esteira da parceria, desembarcariam ainda no Parque São Jorge jogadores que fariam história nas conquistas do bicampeonato brasileiro em 98 e 99 e do Mundial de 2000, como o goleiro Dida, o zagueiro Gamarra, o volante Rincón e os atacantes Edílson e Luizão.

Já em 2005, a parceria com a MSI viabilizou a contratação de Carlitos Tévez, Javier Mascherano, Roger Flores e Carlos Alberto, entre outros. Aquele timaço conduziu o Corinthians a seu quarto título brasileiro.

Menção honrosa deve ser feita à contratação de Ronaldo Fenômeno no retorno do Corinthians à Série A, em 2009.

Em termos de qualidades individuais é difícil superar as contratações do fim dos anos 1990, mas o pacote com Willian, Renato Augusto, Giuliano e Roger Guedes tem potencial para recolocar o Corinthians na disputa por títulos dentro da realidade atual do futebol brasileiro, que é o que interessa.

Da torcida do Corinthians, a única exigência é que esse pacotaço de 111 anos, com embalagem, fita e tudo mais, mostre em campo a que veio.


 

4 thoughts on “Corinthians completa 111 anos com pacotão de aniversário

  1. Antes de mais nada, parabéns a todos nós corinthianos pelos 111 anos de uma paixão chamada Corinthians! E que esse pacote de aniversário nos tire dessa maré baixa de mau futebol e resultados vergonhosos, principalmente em Itaquera, que não fazem justiça à dedicação que a Fiel tem pelo Time do Povo! E, pra terminar, obrigado Corinthians por existir. Vai Corinthians! Saravá São Jorge, Santo Guerreiro! Um abraço ao meu pai que me fez corinthiano e que está na Fiel do Céu torcendo pela alegria de todos nós corinthianos! Parabéns, SCCCP! Vai Timão!

    • Valeu, Marinho. Não podemos deixar nossa história ser esquecida, ainda mais com tanta gente achando que tudo começou em 2012.

  2. Passei para dar uma salve à nação corintiana, ao clube que representa a vida, a história e o amor de milhões. Nada mais lindo do que testemunhar a paixão de grandes amigos corintianos, como o autor deste blog (com um excelente retrospecto), o fiel comentarista Marinho e tantos outros.
    E nada melhor do que ser corintiano em tempos tão difíceis, tão tenebrosos. Identificado com a simplicidade e com a luta cotidiana, sabemos que as dificuldades só nos tornam ainda mais guerreiros.
    É lindo ver o Corinthians arrebatando gerações, tornando-se cada vez maior e mais incompreensível aos olhos dos adversários.
    Parabéns Corinthians! E como diz a gloriosa faixa do Tobogã do Pacaembu (demolido, mas eterno na memória): É o TIME DO POVO. Sim, é o Coringão!

Comments are closed.