Corinthians x Flamengo – Em mata-mata

corinthians 3 x 4 flamengo

O Flamengo lidera a disputas de mata-mata contra o Corinthians pelo placar de 4 x 3. O rubro-negro reassumiu a dianteira nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2019.

O primeiro encontro do gênero aconteceu nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1984. O esquadrão rubro-negro liderado por Zico abriu 2 x 0 no jogo de ida. O que ninguém contava era com a inspiração de Sócrates, Casagrande, Zenon e companhia no jogo de volta. O Timão da Democracia Corinthiana venceu por 4 x 1 no Morumbi e avançou à semifinal.

O troco flamenguista veio em 1989, nas quartas-de-final da primeira edição da Copa do Brasil. Mais uma vez, o Flamengo abriu 2 x 0 no Maracanã. No jogo de volta, no Pacaembu, o Timão vencia por 4 x 1 até os acréscimos do segundo tempo, quando Júnior descontou de falta e classificou o Flamengo no critério de gols marcados fora de casa.

Em 1991, no primeiro e único título até hoje disputado em confronto direto entre os dois clubes, o Corinthians sagrou-se campeão da Supercopa do Brasil ao derrotar o Flamengo pela contagem mínima em jogo único disputado no Morumbi.

A seguir, duas vitórias flamenguistas. Em 1997, o Flamengo eliminou o Corinthians nas quartas-de-final do Torneio Rio/São Paulo. Em 2010, o rubro-negro eliminou o Timão nas oitavas-de-final da Libertadores.

O Corinthians teria a oportunidade de empatar a disputa somente em 2018, quando avançou à final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro depois de eliminar o Flamengo na semifinal.

Logo no ano seguinte, porém, os cariocas deram o troco ao eliminarem o Timão do Povo nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2019, reassumindo a liderança na disputa pelo placar de 4 x 3.