Corinthians x Flamengo – Em mata-mata

corinthians 3 x 6 flamengo

O Flamengo lidera a disputas de mata-mata contra o Corinthians pelo placar de 6 x 3. Depois de décadas de extremo equilíbrio, o rubro-negro reassumiu a dianteira nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2019 e a ampliou na Libertadores e na Copa do Brasil de 2022.

O primeiro encontro do gênero aconteceu nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1984. O esquadrão rubro-negro liderado por Zico abriu 2 x 0 no jogo de ida. O que ninguém contava era com a inspiração de Sócrates, Casagrande, Zenon e companhia no jogo de volta. O Timão da Democracia Corinthiana venceu por 4 x 1 no Morumbi e avançou à semifinal.

O troco flamenguista veio em 1989, nas quartas-de-final da primeira edição da Copa do Brasil. Mais uma vez, o Flamengo abriu 2 x 0 no Maracanã. No jogo de volta, no Pacaembu, o Timão vencia por 4 x 1 até os acréscimos do segundo tempo, quando Júnior descontou de falta e classificou o Flamengo no critério de gols marcados fora de casa.

Em 1991, no primeiro título disputado em confronto direto entre os dois clubes, o Corinthians sagrou-se campeão da Supercopa do Brasil ao derrotar o Flamengo pela contagem mínima em jogo único disputado no Morumbi.

A seguir, duas vitórias flamenguistas. Em 1997, o Flamengo eliminou o Corinthians nas quartas-de-final do Torneio Rio/São Paulo. Em 2010, o rubro-negro eliminou o Timão nas oitavas-de-final da Libertadores.

O Corinthians teria a oportunidade de empatar a disputa somente em 2018, quando avançou à final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro depois de eliminar o Flamengo na semifinal.

Logo no ano seguinte, porém, os cariocas deram o troco ao eliminarem o Timão do Povo nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2019, reassumindo a liderança na disputa.

Em agosto de 2022, o Flamengo levou a melhor nas quartas-de-final da Libertadores e ampliou a vantagem para 5 x 3.

Pouco mais de dois meses depois, os dois clubes enfrentaram-se na final da Copa do Brasil. Depois de empates por 0 x 0 na ida e 1 x 1 na volta, o Flamengo venceu nos pênaltis e levou os números de mata-mata a 6 x 3 em seu favor.

Em disputas de título no confronto direto, o placar agora é 1 x 1.


| Retornar ao retrospecto geral do confronto |