Os 10 jogadores do Timão com mais minutos jogados no Brasileirão 2020

Gil e Fágner estão entre os recordistas. Foto: Divulgação/Corinthians

O Campeonato Brasileiro se aproxima de sua reta final, e o Corinthians foi um dos times que mais rodou o elenco no decorrer da competição neste ano de pandemia.

Ao todo, 33 jogadores já foram utilizados por Tiago Nunes, Dyego Coelho e Vagner Mancini em 24 rodadas.

Confira a seguir a lista dos 10 jogadores que mais estiveram em campo com a camisa do Timão (em minutos jogados) na edição de 2020 do Campeonato Brasileiro:

1º – Gil

Um dos pilares da defesa do Timão, o zagueiro Gil é o recordista de minutos da equipe no Brasileirão, com 2070. Ele esteve presente em 23 dos 24 jogos, só ficando fora da estreia do Corinthians na competição por conta da Covid-19. Chama a atenção o fato de o defensor não ter sido suspenso nenhuma vez, já que levou apenas dois amarelos no campeonato. De quebra, marcou dois gols, contra Bahia e Flamengo, além de uma assistência.

2º – Cássio

Outro que também atuou em praticamente todos os jogos foi o goleiro Cássio. Com 1980 minutos, ele só perdeu as partidas contra Athletico Paranaense (suspensão) e Coritiba (lesão), ambas na capital do Paraná, quando deu lugar a Walter. Vivendo um ano de altos e baixos, Cássio levou 29 gols em 22 jogos, uma média de 1.3 por jogo. Contra o Fortaleza, ele se tornou o recordista de jogos do Corinthians na história do Brasileirão, com 268 partidas, superando Wladimir.

3º – Fagner

Mais um jogador de defesa a aparecer na lista, Fagner já atuou por 1745 minutos em 20 jogos. Ele só não ficou em campo durante os 90 minutos na derrota para o Sport. Apontado como um dos melhores jogadores do Corinthians no Brasileirão, o lateral-direito tem um gol marcado (no empate contra o Botafogo) e duas assistências (ambas na vitória sobre o Bahia).

4º – Jô

Primeiro atacante a aparecer na lista, Jô já atuou em 1341 minutos. O camisa 77 perdeu alguns jogos por conta de uma lesão na panturrilha. Ele é o artilheiro do Corinthians na competição com 3 gols (contra Atlético/MG, Botafogo e Coritiba) em 17 partidas, número muito baixo e que explica, em partes, o fato de o Timão ter chegado ao jogo contra o Fortaleza com uma média de 1,09 gol por jogo, que caiu ainda mais depois do empate por 0 a 0 na capital cearense.

5º – Lucas Piton

Uma das melhores revelações recentes do Corinthians, o lateral-esquerdo/meia Lucas Piton aparece em quinto lugar, com 1276 minutos em campo em 17 jogos. O atleta de 20 anos é o líder de assistências do Corinthians na competição, com 3 passes pra gol (contra Ceará, Bahia e Coritiba, todas no primeiro turno). Com a chegada de Fábio Santos, tem encontrado espaço entre os meias, mas também é opção na lateral, sobretudo pelas saídas de Sidcley e Carlos Augusto.

6º – Danilo Avelar

Com 1165 minutos jogados, o zagueiro e lateral Danilo Avelar aparecem em sexto, mas logo deve ser ultrapassado. Afinal, ele sofreu uma grave lesão no joelho na partida contra o Santos, em outubro, e não joga mais pelo Brasileirão. Enquanto esteve fisicamente bem, o defensor disputou 13 jogos e marcou 2 gols (contra Goiás e Santos), ficando fora apenas de um jogo contra o Fluminense, por conta de uma suspensão (foi expulso no clássico diante do Palmeiras).

7º – Ramiro

O meia Ramiro aparece em sétimo, com 1143 minutos em 19 partidas. Destas, foi titular em 13 ocasiões, mas ficou em campo por 90 minutos apenas em um jogo. Marcou apenas um gol, na derrota para o São Paulo, além de uma assistência no revés diante do Atlético Mineiro da Neo Química Arena, última vez em que o jogador foi titular na equipe de Vagner Mancini.

8º – Gabriel

O volante Gabriel recuperou espaço entre os titulares e já tem 1075 minutos no Brasileirão. Até aqui, foram 17 partidas disputadas, sendo 13 entre os 11 que começaram jogando. Foi dele um dos passes para gol no triunfo por 3 a 1 diante do Coritiba, no primeiro turno, em São Paulo. Acabou substituído nos últimos cinco jogos.

9º – Luan

Apesar de todas as críticas em torno de suas exibições abaixo da média, o meia atacante Luan esteve em campo por 1022 minutos. Das 17 partidas em que atuou, foi titular em 11, sendo substituído em 9. Contratado para ser a principal referência ofensiva do Corinthians na temporada, Luan tem apenas um gol no campeonato, no empate contra o Fortaleza na Neo Química Arena, em agosto. Também deu uma assistência, na goleada sofrida para o Flamengo por 5 a 1.

10º – Romulo Otero

Quem completa a lista é o venezuelano Otero, que esteve em campo por 930 minutos em 14 jogos. Ele perdeu algumas partidas por estar com a seleção de seu país, além de duas por suspensão automática. Até aqui, o meia marcou um gol, na vitória por 3 a 2 sobre o Bahia, em setembro. Além disso, deu assistência para o gol de Avelar que garantiu o triunfo sobre o Goiás por 2 a 1, em Goiânia.