Na ponta do lápis #30: SCCP x SPFC – Um tabu de peso para cada lado

A semifinal do Campeonato Paulista de 2022 entre Corinthians e São Paulo opõe um tabu de peso para cada lado.

A disputa por uma vaga na decisão do título ocorrerá em jogo único na tarde de domingo, 27 de março, no Morumbi.

E quem avançar à final muito provavelmente vai quebrar um tabu, ambos com um “nove” envolvido.

O Corinthians não vence o São Paulo no Morumbi há nove jogos. Já o São Paulo não elimina o Corinthians há nove disputas de mata-mata.

O tabu corinthiano

Falemos resumidamente do tabu corinthiano, pois a mídia anti vai esmiuçar os detalhes nos próximos dias. O Corinthians não vence o São Paulo no Morumbi há nove jogos.

A última vitória corinthiana sobre o São Paulo no Morumbi se deu no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paulista de 2017. Na ocasião, o Timão venceu o rival por 2 x 0. No jogo de volta, um empate por 1 x 1 em Itaquera levou o mosqueteiro à final contra a Ponte Preta.

Desde então, o alvinegro visitou o Morumbi em nove ocasiões, saindo de lá com três empates e seis derrotas.

O tabu são-paulino

Vamos agora ao tabu são-paulino diante do Corinthians. Trata-se de uma situação colocada em segundo plano de maneira oportunista por um ambiente de mídia esportivo contaminado pelo anticorinthianismo extremado.

O São Paulo não vence uma disputa eliminatória diante do Corinthians desde o ano 2000. Lá se vão 22 anos. Foram nove decisões disputadas no período. Mas para muita gente é como se nada disso existisse.

O último mata-mata vencido pelo tricolor em cima do Corinthians ocorreu na semifinal do Paulistão do ano 2000. A eliminação corinthiana se deu entre os jogos de ida e volta da semifinal da Libertadores daquele ano diante do Palmeiras.

Desde então, Corinthians e São Paulo jogaram nove decisões. E o Timão levou a melhor em todas: 1 semifinal de Copa do Brasil, 4 semifinais de Paulistão, 1 final de Torneio Rio/São Paulo, 1 decisão de Recopa Sul-Americana e 2 finais de Campeonato Paulista.

Quem vai quebrar qual tabu?

Lembrando sempre que tabus existem para serem quebrados e que retrospecto não ganha jogo, quem passar para a final provavelmente vai quebrar um tabu.

Provavelmente porque existe um jeito apenas de ambos os tabus se manterem: o Corinthians vencer o São Paulo nos pênaltis para ir à final.

Se isso acontecer, o Corinthians chega a dez jogos sem vencer o São Paulo no Morumbi, mas enfileira dez disputas de mata-mata de invencibilidade sobre o rival.

Em qualquer outro cenário – classificação do São Paulo com vitória no tempo normal ou nos pênaltis ou vitória do Corinthians no tempo normal –, um tabu vai cair.

Que seja o jejum corinthiano no Morumbi!