Os dez maiores artilheiros do Corinthians na era dos pontos corridos

O Corinthians não vem sendo reconhecido por suas virtudes ofensivas nas últimas edições do Campeonato Brasileiro, e nenhum torcedor pode negar isso. No entanto, na história dos pontos corridos, o time já balançou as redes 845 vezes (já contando o gol de Matheus Davó diante do Internacional, no último sábado) – sendo o 11º time que mais marcou gols neste formato.

Listamos abaixo os dez maiores artilheiros do Timão nos pontos corridos. Embora nenhum deles chegue perto do grande goleador do Timão em todos os tempos do Brasileirão – Marcelinho Carioca, com 52 gols –, são jogadores que tiveram grande importância em diversos momentos da trajetória do clube no campeonato nacional.

Confira:

1º – Jô (34 gols)

O primeiro da lista é o atacante Jô, que está em sua terceira passagem pelo Timão. Com os três gols marcados no Campeonato Brasileiro deste ano, como mostram os dados do Infogol, Jô chegou à marca de 34 bolas nas redes e se isolou ainda mais na liderança. Ele é também o quarto maior artilheiro do Timão em toda a história do Brasileirão, ficando atrás apenas de Marcelinho Carioca, Sócrates e Geraldão. Dezoitoi gols (ou seja, mais da metade) foram anotados na campanha do título do Brasileirão de 2017, ano em que o centroavante foi o grande destaque do alvinegro.

2º – Jádson (27 gols)

Logo atrás de Jô está um meia. Em 136 partidas, Jádson balançou as redes 32 vezes em suas duas passagens pelo Corinthians. Treze deles foram anotados na campanha histórica de 2015. Na ocasião, ele foi o vice-artilheiro do Timão no Campeonato, ficando atrás apenas de Vagner Love (14). Mas o ex-camisa 10 foi de longe quem mais participou de gols na campanha, pois também deu 12 assistências.

3º – Carlitos Tévez (25 gols)

Tévez jogou apenas uma edição inteira do Brasileirão pelo Corinthians, em 2005 (mais alguns jogos em 2006 antes de sua transferência para o West Ham, da Inglaterra), mas foi o suficiente para aparecer na lista dos maiores artilheiros. Foram 25 bolas nas redes em apenas 38 partidas, uma excelente média de gols de 0,65 por jogo. No ano do título, foram 20 gols, ficando atrás apenas de Romário (Vasco) e Robgol (Paysandu).

4º – Liédson (23 gols)

Em duas passagens pelo Corinthians, o atacante Liédson anotou 23 gols e aparece na quarta posição. Em 2003, foram 10 gols em 18 partidas. Porém, o ano de 2011 foi ainda mais especial. Ele marcou 12 vezes e foi o artilheiro da conquista do quinto título nacional do Timão. No ano seguinte, foram apenas 6 partidas e 1 gol pelo Corinthians antes de sua transferência para o Flamengo.

5º – Paolo Guerrero (23 gols)

É verdade que o peruano Paolo Guerrero será sempre lembrado pelo gol na decisão do Mundial de Clubes de 2012 contra o Chelsea, mas o atacante também balançou as redes pelo Brasileirão. Ele jogou o campeonato em quatro temporadas com a camisa do Timão e marcou 23 gols (mesma marca de Liedson, mas com média de gols menor). Seu melhor ano foi o de 2014, quando anotou 12 tentos, sendo o artilheiro do time na competição.

6º – Paulinho (20 gols)

Maior volante artilheiro do Corinthians na era dos pontos corridos, Paulinho marcou 20 vezes em quatro participações no Campeonato Brasileiro com a camisa do Timão. No ano do título de 2011, ele fez 8, ficando atrás apenas de Liedson na artilharia da equipe comandada por Tite. O jogador também impressiona pela média de gols para um volante: 1 a cada 4 jogos, aproximadamente.

7º – Vágner Love (19 gols)

O atacante Vágner Love é outro com mais de uma passagem pelo Corinthians (a última delas terminou neste ano) e aparece em 7º lugar na lista, com 19 gols marcados. A campanha de maior destaque foi em 2015, quando anotou 14 gols e foi vice-artilheiro do Brasileirão (perdendo apenas para Ricardo Oliveira, do Santos).

8º – Elias (19 gols)

Outro volante na lista é Elias, que também está entre os dez jogadores que mais vestiram a camisa do Timão nos pontos corridos, com 122 partidas. Foram 19 gols em 6 edições do Brasileirão. Sua fase mais artilheira foi em 2010, quando marcou 7 vezes. Em 2015, ano do sexto título, foram 5 gols na campanha histórica.

9º – Ronaldo (18 gols)

O Fenômeno teve uma passagem emblemática e curta pelo Corinthians, mas fez o suficiente para aparecer na lista. Em duas participações no Brasileirão, foram 18 gols marcados, sendo 12 em 2009 e outros 6 em 2010. A sensação é que Ronaldo poderia ter feito mais gols caso tivesse ficado longe dos problemas físicos, especialmente em 2010.

10º – Ángel Romero (17 gols)

Apesar de ter sido muito contestado pela torcida corintiana, o paraguaio Romero teve sua importância no clube, sobretudo na campanha do título de 2017. Em cinco participações nos pontos corridos, o atacante fez 17 gols em 117 partidas. Seu melhor ano em termos de artilharia foi o de 2018, com seis gols marcados em 27 jogos.