O Corinthians terá agora, depois de vencer o Sport Recife por 3 x 0 em Itaquera, uma sequência crucial para suas aspirações na sequência do Campeonato Brasileiro de 2016. Não pretendo sugerir que depois o Timão só vai pegar baba na reta final, mas o desempenho nos próximos três jogos sinalizará o que devemos esperar para o resto da competição.
O Timão jogará contra o Santos e o Coritiba fora de casa e depois terá pela frente o clássico contra o Palmeiras. O Santos pode estar na maior draga de todos os tempos, mas se tem um motivo para suar sangue é receber o Corinthians no pardieiro mais famoso do mundo.
Em qualquer lugar decente, abro aqui o meu parêntese, a Vila Belmiro seria considerada incapaz de abrigar um jogo do Corinthians. Mas quando a organização envolve CBF, Rede Globo e comparsas, era capaz de a Rua Javari ser declarada apta a receber jogo noturno. Fecha parêntese.
A questão é que o Santos pode até ser uma parada dura na Vila, mas o Corinthians vira e mexe belisca três pontos no pardieiro. Nos 106 jogos até hoje disputados entre Corinthians e Santos na Vila Belmiro, o Timão venceu 35 e o Peixe triunfou em 48 ocasiões. Houve ainda 23 empates. Nessas 106 partidas, o Timão marcou 187 gols e sofreu 208.
Se o ainda instável Corinthians de Cristóvão Borges quiser manter-se vivo no campeonato, a prova de fogo começa domingo.