Na ponta do lápis #33: Descoberto mais um jogo esquecido do Corinthians

Mais um jogo esquecido do Corinthians acaba de ser descoberto. Trata-se de uma vitória por 2 x 0 sobre o Comercial de Araras ocorrida em 18 de março de 1956.

A descoberta feita pelo pesquisador corinthiano e colecionador de ingressos Anderson Adriano é relevante por si só, uma vez que nos ajuda a reparar lacunas e omissões do clube na preservação de sua própria trajetória ao longo das décadas.

O jogo amistoso ganha importância histórica ainda maior por majorar as estatísticas do artilheiro máximo do Sport Club Corinthians Paulista: Claudio Christovam de Pinho.

Mas cada coisa a seu tempo. Comecemos pelas circunstâncias do jogo em si.

O amistoso em Araras provavelmente escapou por tanto tempo do radar dos pesquisadores da história corinthiana por ter ocorrido apenas um dia depois de o Corinthians ter vencido o Newell’s Old Boys por 2 x 1 pela primeira fase do Torneio Internacional Roberto Gomes Pedrosa.

O Timão bateu o clube argentino na tarde de sábado, 17 de maio de 1956. O amistoso diante do Comercial de Araras ocorreu na tarde do dia seguinte.

O Corinthians foi ao campo no Estádio Municipal Joel Fachini com Gilmar dos Santos Neves no gol, Olavo, Julião, Idário, Goiano e Roberto do meio para trás e Claudio, Luizinho, Baltazar, Paulo e Jansen do meio para a frente.

O amistoso engrandece os números de diversos ídolos alvinegros, integrantes de um dos maiores esquadrões da história mosqueteira, mas mexe especialmente com Claudio.

O Gerente marcou um dos gols da vitória. O outro foi anotado pelo centroavante Paulo.

A partida terminou precocemente, aos 5 minutos do segundo tempo, por causa da forte chuva que se abateu sobre Araras naquela tarde.

Com o gol, Claudio vai a 306 gols em 551 jogos com o manto alvinegro, segundo números já atualizados do Almanaque do Timão.

Além de somar um gol à sua condição de maior artilheiro do SCCP, Claudio iguala Vaguinho como o sétimo jogador a mais vezes ter defendido as cores corinthianas.

O amistoso em Araras também marcou a estreia do zagueiro Dani, oriundo do Cruzeiro.

O relato sobre a partida foi encontrado no arquivo do jornal O Esporte, edição de 21 de março de 1956.

Vale destacar que este é o único confronto de que se tem notícia entre Corinthians e Comercial de Araras.

Depois de vencer o Comercial de Araras, o Corinthians foi a Bebedouro, onde venceu o Internacional local por 4 x 3 no dia 21.

Na volta à capital, em 27 de março, o Timão ensacolou o Boca Juniors por 4 x 1 no Pacaembu pelo Torneio Internacional Roberto Gomes Pedrosa.

Ninguém se espante se aparecer algum jogo esquecido no intervalo entre essas duas partidas.

Veja como ficaram os números totais do Corinthians na história por causa dessa descoberta.


 

One thought on “Na ponta do lápis #33: Descoberto mais um jogo esquecido do Corinthians

  1. Parabéns aos pesquisadores Anderson Adriano e Ricardo pelo trabalho que nos orgulha a todos nós corintianos. E, apesar de todos os pesares, Vai, Corinthians!

Comments are closed.