Pesquisadores da história corinthiana acabam de encontrar registros de mais um jogo esquecido do Corinthians. Trata-se de uma vitória por 2 x 1 sobre o tradicional Ypiranga em partida amistosa realizada em 15 de setembro de 1957 em Santo André.
De acordo com os relatos, Índio abriu o placar para o Timão no primeiro tempo. Na etapa complementar, Zague fez o segundo gol corinthiano e Pedro Bala marcou para o Clube Atlético Ypiranga. Os minutos exatos dos gols, entretanto, não são conhecidos.
Apesar de ter ocorrido em um domingo, o jogo contra o Ypiranga no estádio da Vila Alzira aparentemente passou despercebido em pesquisas anteriores pelo fato de ter sido realizado no dia seguinte ao de um jogo oficial.
Na tarde do dia anterior, um sábado, o Corinthians havia vencido o Juventus por 3 x 0 na Fazendinha em jogo válido pelo Campeonato Paulista de 1957.
O jornalista Celso Unzelte relatou ao Retrospecto Corinthiano que foi alertado quase simultaneamente, há alguns dias, pelo também jornalista Rodrigo Vessoni, do site Meu Timão, e pelo pesquisador Anderson Adriano Souza sobre recortes do jornal A Gazeta Esportiva dando conta da realização da partida.
Os recortes haviam sido encontrados originalmente por Anderson Adriano, que encaminhou sua descoberta a Unzelte e Vessoni. A dúvida era se o confronto poderia ser considerado um jogo oficial, fato que acabou confirmado por Unzelte depois de analisar os recortes. Ele já atualizou os números no aplicativo Almanaque do Timão.
Além de mexer com os números totais do Corinthians e com o retrospecto contra o Ypiranga, a descoberta também afeta as estatísticas de jogadores que fizeram história com o manto alvinegro.
“Repare que isso também mexe no número de jogos de gente importante como Luizinho, Idário e Rafael”, comentou Unzelte em conversa com o Retrospecto Corinthiano.
Os recortes que ilustram esta postagem foram cordialmente compartilhados por Unzelte.