Há 110 anos, Corinthians jogava duas vezes no mesmo dia pela 2ª vez na história

O Corinthians tinha acabado de completar um ano de existência. Tempo suficiente para que a fama daquele clube fundado por operários transpusesse não apenas as fronteiras do Bom Retiro, mas também as da cidade de São Paulo.

Diante disto, surgiu o convite para um rápido bate-e-volta entre São Paulo e Campinas. O Timão iria logo cedo para a cidade interiorana, situada a cerca de 100km da capital, enfrentaria a Ponte Preta e também seu homônimo, o Corinthians Campineiro, antes de voltar para São Paulo.

Trata-se da primeira vez que se tem conhecimento de um jogo do Sport Club Corinthians Paulista fora da cidade de São Paulo. Até poucos meses atrás, acreditava-se também que fosse a primeira vez que o Timão jogava duas vezes no mesmo dia, algo comum nos tempos da várzea.

No início de 2021, entrentanto, o jornalista Celso Unzelte, do aplicativo Almanaque do Timão, descobriu uma ocasião anterior, em 22 de janeiro de 1911, em que o Corinthians jogara duas vezes no mesmo dia.

Voltemos então ao 17 de setembro de 1911, há 110 anos. Eram dois os compromissos do SCCP naquele dia em Campinas, ambos no campo do Largo São Benedito, que hoje já não existe mais: contra a Ponte Preta, no primeiro confronto da história entre os dois clubes, e contra o Corinthians Campineiro.

Pela manhã, o Timão enfrentou a Ponte e venceu por 1 x 0. O Corinthians foi a campo com Casemiro do Amaral no gol, Atílio, Onofre e Oscar na zaga, Police e César Nunes pelas laterais e José, Alfredo e Jorge Campbell no meio de campo. O ataque era formado por Nani e Campanella. O gol da vitória foi marcado por César Nunes, mas não se sabe em que momento da partida foi anotado.

Na parte da tarde foi o momento de enfrentar o Corinthians Campineiro, um dos muitos Corinthians inspirados pela passagem dos ingleses do Corinthian FC pelo Brasil em 1910. O SCCP repetiu a escalação e não decepcionou: derrotou seu homônimo campineiro por 3 x 1 e voltou para a capital com duas vitórias na bagagem. Não há registro sobre os autores dos gols no único jogo entre os dois clubes de que se tem registro.