4 x 5
O elenco corinthiano campeão brasileiro de 1998 era um esquadrão de fazer inveja a qualquer time no mundo de hoje. Com exceção do goleiro, todas as posições eram bem supridas, mas o meio de campo e o ataque eram espetaculares. Foi nessa condição que o Corinthians enfrentou a Ponte Preta pela 13ª rodada da primeira fase do Brasileirão de 1998.
Aquele Corinthians jogava fácil demais. Era a oportunidade certa para que, pela primeira vez na história, o Corinthians vencesse a Ponte Preta em Campinas em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro. Mas, da mesma forma que jogava fácil, de vez em quando sofria uns apagões incompreensíveis. E foi o que aconteceu neste jogo emocionante.
O Timão virou o primeiro tempo vencendo por 2 x 0, gols de Edílson e de Gilmar Fubá, volantão raçudo que dividia as funções com os lendários Rincón e Vampeta. Ricardinho ampliou no início da segunda etapa, Sandro Gaúcho descontou em seguida, mas logo Vampeta e Edílson ampliaram a vantagem para 5 x 1.
Então o que tinha tudo para se transformar em uma goleada histórica transformou-se em sufoco quando o Corinthians sofreu um apagão. Sandro Gaúcho fez dois gols logo em seguida e recolocou a Ponte no jogo. Vânder marcou o quarto gol do time da casa aos 37 do segundo tempo, mas o Corinthians se recompôs, segurou o 5 x 4 e garantiu sua primeira vitória sobre a Ponte em Campinas em um jogo de Brasileirão.
*Relato do jogo publicado em 26/08/2016.