O Corinthians enfrentará a Caldense na primeira fase da Copa do Brasil de 2017. O cruzamento com o clube mineiro saiu de um sorteio realizado nesta quinta-feira pela CBF.
Com as mudanças no regulamento da Copa do Brasil, os confrontos da primeira fase se darão em jogo único. O time de Poço de Caldas será o mandante, mas o Corinthians terá a vantagem do empate. Na precariedade em que se encontra o futebol profissional alvinegro, convenhamos, isto não é lá grande coisa.
Corinthians e Caldense jamais se enfrentaram antes por competições nacionais. Todos os oito jogos disputados até hoje entre os dois clubes tiveram caráter meramente amistoso.
A Caldense tem lugar na história alvinegra também por se tratar do clube para o qual o atacante Casagrande foi emprestado antes de estourar no Corinthians. Casão impressionou por ter ajudado a Caldense a peitar o saudoso time do Atlético-MG estrelado por Reinaldo. Depois de acabar o Campeonato Mineiro de 1981 na condição de vice-artilheiro, Casão foi chamado de volta ao Timão e tornar-se o 17º maior artilheiro da história mosqueteira, com 103 gols em 256 jogos, além de um dos símbolos da Democracia Corinthiana.