Ponte Grande

pontegrande

O Corinthians no Estádio da Ponte Grande
(São Paulo/SP)

102 jogos

80 vitórias (78,44%)
11 empates (10,78%)
11 derrotas (10,78%)

386 gols a favor (3,78 por jogo)
115 gols contra (1,13 por jogo)


Títulos conquistados no estádio: 1
1 Campeonato Paulista (1923)

| Confira os resultados de todos os jogos do Corinthians na Ponte Grande |


História

O primeiro estádio pertencente ao Sport Club Corinthians Paulista foi o da Ponte Grande. O estádio situava-se nas proximidades da Ponte das Bandeiras, pouco antes de o Rio Tamanduateí desaguar no Tietê. O campo ficava onde anos mais tarde seriam construídas as quadras de tênis do Clube de Regatas Tietê.

No ano em que o Timão se tornaria campeão paulista pela segunda vez, a construção de um estádio próprio era considerada determinante para que o clube dos operários alcançasse uma estrutura mais próxima daqueles que na época eram seus principais rivais: os abastados Paulistano e Germânia.

O então prefeito de São Paulo, Washington Luís, concedeu o uso do terreno ao SCCP em 17 de julho 1916. João Baptista Maurício, presidente corinthiano na época, autorizou o desembolso de 110 mil réis por uma área total de 13.506 metros quadrados vizinha ao C.R. Tietê e à Associação Atlética das Palmeiras.

A concessão contou com a intermediação política do então deputado estadual José de Alcântara Machado, pai do escritor modernista Antônio de Alcântara Machado.

Com capacidade para 8 mil torcedores, o Estádio da Ponte Grande foi erguido em sistema de mutirão. Dirigentes, jogadores, sócios e torcedores engajaram-se nas obras e a construção foi concluída em janeiro de 1918. O jogo inaugural foi um empate por 3 x 3 com o Palestra Itália, que despontava para tornar-se o maior rival do Corinthians.

Considerada a mais moderna praça esportiva da São Paulo de então, a Ponte Grande abrigou a maior parte das campanhas que resultaram no tricampeonato paulista de 1922, 23 e 24, ainda que somente o jogo do título de 1923 tenha sido ocorrido efetivamente ali.

O Estádio da Ponte Grande foi utilizado pelo Corinthians até 1927, quando o local foi cedido à A.A. São Bento e a construção do novo estádio no Parque São Jorge foi concluída.

Nos anos seguintes, até 1934, o Corinthians voltaria à Ponte Grande esporadicamente, a maior parte das vezes na condição de visitante.

Cedido pela A.A. São Bento ao vizinho CR Tietê em 1936, o estádio acabou demolido em 1937, dando lugar às quadras de tênis do Tietê.