Uma convergência de datas históricas e momentos marcantes do futebol se fará no domingo, 7 de maio, quando Corinthians e Ponte Preta se enfrentaram no jogo que definirá o campeão paulista de 2017.
Há quem diga que o campeão se definiu quando o Corinthians, no jogo de ida em Campinas, sabugou um 3 x 0 muito melhor que a encomenda em plenos domínios do adversário e agora tende a confirmar sua primeira conquista na nova casa exatamente no centésimo jogo disputado em Itaquera. Mas, como dizia um sábio qualquer, cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
Para começo de conversa, 2017 marca os 40 anos da histórica decisão do Campeonato Paulista de 1977, também entre Corinthians e Ponte Preta. Naquela inesquecível noite de 13 de outubro, Basílio fez a Fiel soltar o grito entalado na garganta havia mais de duas décadas. De todos os gritos e cantos, meu preferido é “Corinthians campeão, pau no cu do meu patrão”. E é improvável que mude algum dia.
A decisão de 2017 também coincide com o centésimo jogo da história do Corinthians em Itaquera. O aproveitamento alvinegro na nova casa andou decaindo recentemente por causa de alguns empates improváveis e de difícil digestão, mas as estatísticas do Timão em Itaquera seguem invejáveis.
Para ganhar o título, a Ponte precisa vencer o Corinthians por quatro gols de vantagem ou, para tentar a sorte nos pênaltis, pelo menos devolver a diferença do placar do jogo de ida. As más notícias para a Ponte são muitas: apenas duas vezes na história a Ponte venceu o Corinthians por três gols de diferença, uma em 1979 e outra em 1980, ambas por 3 x 0; e apenas uma vez o time campineiro venceu por 4 x 0, em 1977. Não houve nenhuma outra vitória do time campineiro por três ou quatro gols em cima do Corinthians.
Para piorar a situação pontepretana, nas 99 partidas até hoje disputadas em Itaquera, em apenas duas o Timão sofreu três gols. E em ambas, venceu: 5 x 3 sobre o Penapolense e 4 x 3 em cima do Sport Recife.
No domingo, caso confirme o favoritismo, o Timão pela primeira vez confirmará a conquista de um título em Itaquera. No Brasileirão de 2015, Itaquera foi fundamental para a conquista, já que o Corinthians teve o melhor aproveitamento como time mandante da história da competição. Mas o título foi confirmado em São Januário, no empate por 1 x 1 com o Vasco da Gama. É verdade que no jogo seguinte rolou aquele passeio em cima do São Paulo, mas a taça já estava garantida.
Pelo momento, é botar a cerveja pra gelar e esperar domingo chegar.
Vai, Corinthians!
Vai Corinthia!!