Com o elenco deformado e passando por uma reforma precária, o Corinthians pisará o gramado sagrado de Itaquera na quarta-feira para aquele que será o primeiro clássico com o Palmeiras no ano que marca o centenário do Dérbi.
Passado um século, depois de mais de 350 jogos e diversos títulos disputados no confronto direto, Corinthians e Palmeiras mostram que não se consideram maiores rivais à toa: nenhum time derrotou tanto o Palmeiras quanto o Corinthians – e nenhum outro clube venceu tanto o Corinthians como o Palmeiras. A recíproca também é verdadeira no que diz respeito aos gols marcados e sofridos.
O Palmeiras inicia o ano do centenário com cinco vitórias de vantagem em relação ao Corinthians. No início de 2015, essa desvantagem alvinegra foi reduzida a apenas uma vitória. Nas seis partidas seguintes, porém, o Palmeiras venceu quatro e recuperou um pouco de folga no retrospecto.
É uma pena que o Corinthians chegue tão esfacelado ao ano do centenário do clássico. O jeito é torcer para que o fato de enfrentar o maior rival se transforme em combustível para jogos memoráveis.