Jogo 5.103: Timão vence o SPFC no Morumbi e vai à final contra o Santos

saopaulo 0 x 2 corinthians

De volta a seu salão de festas para o segundo jogo da semifinal do Campeonato Paulista de 2009, o Corinthians não encontrou dificuldades para bater o São Paulo por 2 x 0 – desperdiçando até oportunidades suficientes para golear – e classificou-se para a decisão do estadual. O adversário na final será o Santos. O Timão jogará por dois empates ou igualdade no saldo total de gols para levar o caneco.

A tranquila vitória alvinegra sobre o São Paulo e o mais fiel aliado tricolor, o trio de arbitragem, prova o que todo mundo já sabe: na hora da decisão, o Corinthians leva. Agora, em 17 decisões diretas entre os dois clubes, o Corinthians lidera pela folgada margem de 11 x 6.

Os dois gols mosqueteiros saíram no segundo tempo, num intervalo de apenas dois minutos. Aos 10, Ronaldo lançou Jorge Henrique, que chutou na trave. No rebote, o meia Douglas abriu o marcador. Aos 12, Cristian lançou Ronaldo em velocidade. E a mídia anticorinthiana toda observava incrédula enquanto o “gordinho”, o “ex-jogador”, aquele que estava acabado, ganhava na corrida do truculento zagueiro Rodrigo e tocava sutilmente na saída de Bosco.

Na comemoração, Ronaldo ainda saudou educadamente a torcida adversária, que nem por decreto consegue lotar a primeira obra de parceria público-privada da história do país, obrigando o Timão a fazer os dois jogos em casa. O gol de Ronaldo foi o 700º do Corinthians na história do Morumbi.

E o alvinegro recém-egresso da Série B ainda desperdiçou chances suficientes para uma goleada sobre o atual tricampeão brasileiro. Mas os gols não vieram. E a mídia “especializada”, que previa uma decisão de título entre Palmeiras e São Paulo, queimou a língua mais uma vez, tendo de engolir a seco a final entre Corinthians e Santos.

Taça dos Invictos – Com a vitória de hoje, além de assegurar uma vaga na decisão, o Corinthians vai levar na mala a nova Taça dos Invictos, que estava no Morumbi. Sem ter perdido nenhuma partida em 2009, o Corinthians está agora há 21 jogos sem perder pelo Campeonato Paulista. No Salão Para Festas Corinthians, a invencibilidade alvinegra é atualmente de 11 jogos, sendo nove vitórias e dois empates.

Previsões contrariadas – O duelo contra o São Paulo felizmente contrariou meus temores de que o excesso de empates pudesse prejudicar o Timão. O Corinthians precisava passar maiusculamente pelo São Paulo. E passou. Na hora que precisou, o time soube decidir.

Chegaram à decisão os dois supostos azarões. Na semifinal, Corinthians e Santos não permitiram que São Paulo e Palmeiras fizessem valer a vantagem do empate. Cabe agora ao Timão colocar as coisas em ordem.


Artilheiros do jogo: Douglas e Ronaldo |
Contra o São Paulo |
O Corinthians em 2009 |
| No Morumbi |
Na história do Campeonato Paulista |
Sob o comando de Mano Menezes |
O Corinthians na história |