O Rei Pelé faleceu na tarde desta quinta-feira, aos 82 anos.
Nascido Edson Arantes do Nascimento em 23 de outubro de 1940, Pelé foi o maior jogador de futebol de todos os tempos. Indiscutivelmente.
Em relação ao Corinthians, as lendas e fatos se confundem, mas alguns números são inegáveis.
Nenhum jogador balançou tanto as redes corinthianas quanto Pelé.
E em nenhum outro clube Pelé marcou tantos gols quanto contra o Corinthians.
De acordo com o Almanaque do Timão, Pelé marcou 50 gols nas 49 ocasiões em que enfrentou o Timão do Povo vestindo a camisa do Santos FC.
Estima-se que tenha marcado cerca de 1.300 gols na carreira.
Embora haja controvérsia em relação ao número total, podemos afirmar que algo entre 3,5% e 4% de todos os gols marcados pelo rei do futebol tiveram como vítima o Corinthians.
Adeus, Pelé!
Quando eu era criança, nos anos 60, numa casa só de corinthianos, tínhamos raiva quando o Pelé jogava contra o Corinthians. E tínhamos adoração quando ele vestia a camisa da seleção. Era uma relação de amor e ódio. Mas sempre com muita admiração e respeito. A raiva só existia porque o Rei adorava dar show contra o Timão. Uma das maiores alegrias futebolísticas que tivemos na vida foi quando o Corinthians venceu o Santos por 2 a 0, acho que em 1968 (a memória tá falhando…), no Pacaembu, com o Pelé em campo. Morávamos no interior de SP e vimos o jogo pela TV. Fazia 10 anos que o Corinthians não vencia o Santos de Pelé. Gols de Paulo Borges e Flávio. Lembro do meu pai, meu irmão e eu comemorando como se fosse uma conquista de campeonato. Vencer o Pelé era subir aos céus dos deuses da bola. É pra lá que o Pelé está indo agora. Com raiva ou adoração, Pelé foi o maior ídolo da História do Brasil. Dizem que ele só ficou famoso porque gostava de fazer gols no Corinthians…