1 x 0
Um gol de Neto aos 25 minutos do segundo tempo garantiu ao Corinthians a vitória pela contagem mínima sobre o Flamengo na tarde de 27 de janeiro de 1991 no Morumbi e, consequentemente, o título da Supercopa do Brasil daquele ano.
A decisão da Supercopa do Brasil foi a primeira vez na história do confronto entre Corinthians e Flamengo na qual os dois clubes de maior torcida do país decidiram um título em confronto direto.
A conquista confirmou mais uma vez o craque corinthiano Neto como o melhor jogador em atividade no Brasil na época. A partida marcou também a estreia do uniforme com a estrela de campeão brasileiro de 1990 acima do escudo mosqueteiro.
O mando de campo coube ao Corinthians pela conquista do Campeonato Brasileiro. O público, no entanto, decepcionou. Apenas 2.706 pessoas pagaram ingresso para assistir ao jogo no Morumbi.
A Supercopa do Brasil foi uma experiência breve ocorrida na esteira da criação do Copa do Brasil, em 1989, mas passou quase três décadas interrompida. A intenção do troféu era opor o campeão brasileiro ao campeão da Copa do Brasil, como acontece na maior parte dos países europeus, numa espécie de recopa nacional.
Em 1990, Grêmio e Vasco disputaram o troféu como campeões de 1989. Por falta de datas, porém, os confrontos entre os dois clubes pela Libertadores foram usados para validar a taça, conquistada pelo Grêmio.
Na edição de 1991, o Corinthians disputou como campeão brasileiro de 1990 e o Flamengo como vencedor da Copa do Brasil do ano anterior, desta vez com um jogo exclusivo para decidir o vencedor inaugurando a temporada.
A CBF, no entanto, não deu sequência imediata à ideia e a disputa da Supercopa do Brasil ficou suspensa por décadas, até ser retomada em 2020.
| Confira o retrospecto corinthiano contra o Flamengo |
*Texto publicado originalmente em 29 de novembro de 2018 por ocasião do centenário do clássico entre Corinthians e Flamengo. Atualizado em fevereiro de 2020 para informar a retomada da Supercopa do Brasil.
Se não me falha a memória, o Neto gostava de fazer gol no Flamengo…