4 x 5
O Corinthians mantém uma boa dianteira no confronto direto com o Cruzeiro, mas não tem vida fácil quando o assunto é mata-mata.
O clube mineiro é um dos poucos a ostentar vantagem diante do Timão nessa modalidade de disputa.
O primeiro confronto do gênero ocorreu em 1969 e decidiu o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, precursor do Campeonato Brasileiro como o conhecemos hoje.
Se vencesse a partida, o Timão seria campeão nacional. Entretanto, Evaldo abriu o placar para o Cruzeiro logo no início do jogo, disputado no Mineirão. Rivellino até empatou o duelo no segundo tempo, mas Dirceu Lopes fez 2 x 1 para o Cruzeiro pouco depois e acabou encaminhando o título para o Palmeiras.
O duelo decisivo seguinte ocorreria somente nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 1991. O Corinthians venceu por 3 x 1 no Pacaembu e por 1 x 0 no Estádio Independência e avançou às quartas-de-final com 4 x 1 no placar agregado.
Em janeiro de 1996, depois de empate por 1 x 1 na Vila Belmiro, o Corinthians venceu o Cruzeiro por 4 x 3 nos pênaltis e foi à final do Torneio Cidade de Santos.
Meses depois, a vitória corinthiana por 3 x 2 no Pacaembu foi insuficiente para reverter a goleada por 4 x 0 sofrida no jogo de ida no Estádio Independência e o Cruzeiro avançou à semifinal da Copa do Brasil de 1996.
Em 1998, o Cruzeiro eliminou o Corinthians nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Mas o troco veio no mesmo ano, quando o Timão faturou seu segundo Brasileirão em final disputada em melhor de três partidas com show de Dinei.
Em 2002, Corinthians e Cruzeiro reencontraram-se nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Depois de empate por 2 x 2 no Morumbi, o Timão venceu por 3 x 2 no Mineirão e avançou.
Os dois clubes se reencontrariam em uma disputa de mata-mata somente em 2016. Nas quartas-de-final da Copa do Brasil daquele ano, o Timão venceu por 2 x 1 em Itaquera, mas o Cruzeiro fez 4 x 2 no Mineirão e passou à semifinal.
Dois anos depois, o Cruzeiro venceu por 1 x 0 no Mineirão e na volta fez 2 x 1 em Itaquera – graças à vergonhosa anulação de um golaço de Pedrinho – e ficou com o título da Copa do Brasil daquele ano.
| Retornar ao retrospecto geral do confronto entre Corinthians x Cruzeiro |