9 x 2 ![](https://i1.wp.com/retrospectocorinthiano.com.br/wp-content/uploads/2020/07/atleticomg.png?resize=95%2C95)
O Corinthians ostenta ampla vantagem no retrospecto diante do Atlético Mineiro em disputas de mata-mata.
As duas primeiras disputas do gênero ocorreram em torneios amistosos, mas valem para as estatísticas.
Em 28 de abril de 1940, na inauguração do Pacaembu, o Corinthians venceu o Atlético-MG na semifinal da Taça Cidade de São Paulo.
Trinta anos depois, o Atlético-MG deu o troco na final do Torneio de São José dos Campos. Depois de empate por 1 x 1 no Estádio Martins Pereira, o Galo venceu por 4 x 3 nos pênaltis e ficou com a taça.
A partir de 1990, o Timão engatou uma sequência de triunfos sobre o clube mineiro que seria interrompida somente em 2014.
Nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro de 1990, o Corinthians venceu o Atlético-MG por 2 x 1 no Pacaembu e segurou o 0 x 0 no Mineirão para avançar à semifinal.
Em 1994, o Atlético venceu o jogo de ida da semifinal do Brasileirão daquele ano por 3 x 2. No jogo de volta, porém, o Timão venceu por 1 x 0 e foi à decisão do título por, diante do empate no placar agregado, ter feito mais gols fora de casa.
Nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 1997, o Corinthians venceu o jogo de ida por 1 x 0 no Morumbi, empatou por 1 x 1 no Mineirão e passou às quartas-de-final.
Já em 1999, a final do Brasileirão foi decidida em uma melhor de três partidas. No primeiro jogo, o Atlético-MG venceu por 3 x 2 no Mineirão. Na segunda partida, Luizão acabou com o jogo no Morumbi e o Timão venceu por 2 x 0. No terceiro confronto, um empate por 0 x 0 no Morumbi encaminhou o terceiro título de Campeonato Brasileiro para o Parque São Jorge.
Em maio de 2000, campeão e vice-campeão reencontraram-se nas quartas-de-final da Libertadores. Depois de um empate por 1 x 1 no Mineirão e vitória corinthiana por 2 x 1 no Morumbi, o Timão chegou à semifinal.
Dois anos depois, nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro, o atacante Deivid fez história. O Timão venceu por 6 x 2 no Mineirão, fez 2 x 1 no Morumbi e passou com 8 x 3 no placar agregado.
Os dois clubes se reencontrariam somente nas quartas-de-final da Copa do Brasil de 2014. O Corinthians venceu por 2 x 0 no Itaquera e Guerrero chegou a abrir o placar no Mineirão, mas o Atlético-MG reagiu, fez 4 x 1 e avançou à semifinal.
Nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2023, o Atlético-MG abriu 2 x 0 no jogo de ida, mas o Corinthians devolveu a contagem na volta e passou nos pênaltis pelo placar de 3 x 1.
| Retornar ao retrospecto geral do confronto entre Corinthians x Altético-MG |