Jogo 2.079: Corinthians vence a seleção soviética no Morumbi

3 x 1

A Seleção Soviética realizou uma excursão pelo Brasil no início de 1966 como forma de se preparar para a Copa do Mundo da Inglaterra. Na época, o Brasil ostentava o título de bicampeão mundial de futebol. E o Corinthians foi um dos adversários dos soviéticos naquela ocasião.

O jogo ocorreu no Morumbi em 25 de janeiro de 1966 e valeu pelo Torneio João Havelange, que contou também com as participações de Palmeiras e Flamengo.

A Seleção Soviética costumava chegar às Copas do Mundo da época entre as favoritas. Os soviéticos chegavam à Copa de 1966 na condição de vice-campeões da Eurocopa de 1964. Isto depois de terem vencido a Eurocopa de 1960.

Mesmo assim, o Corinthians venceu a Seleção da União Soviética sem dificuldade, pelo placar de 3 x 1, diante de quase 20 mil pessoas, lembrando que na época a construção do Estádio Cícero Pompeu de Toledo ainda não estava concluída.

Tales, Dino Sani e Rivellino abriram três gols de vantagem para o Timão. Voronin descontou para a URSS nos minutos finais.


*Texto escrito e publicado em 4 de abril de 2020