Na ponta do lápis #9: Freguesia santista estende-se a disputas de mata-mata

corinthians 7 x 3 santos

Classificados para uma das semifinais do Campeonato Paulista de 2019 depois de eliminarem Ferroviária e Red Bull Brasil, respectivamente, Corinthians e Santos estarão frente a frente em mais uma disputa de mata-mata.

Apesar de se tratar do mais antigo dentre todos os clássicos paulistas, os dois clubes enfrentaram-se apenas dez vezes em fases eliminatórias de campeonatos por aí, com sete vitórias do Corinthians e três do Santos.

As três vitórias santistas ocorreram nas finais do Brasileirão de 2002 e do Paulistão de 2011 e nas oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2015, sendo este o mais recente mata-mata disputado entre os dois clubes antes das semifinais do Campeonato Paulista deste ano.

As sete vitórias corinthianas aconteceram nas semifinais da Libertadores de 2012, do Brasileirão de 1998 e dos Paulistões de 1987 e 2001 e nas decisões dos estaduais de 2009 e 2013 , além da final da Copa Bandeirante de 1994 (para quem não lembra, este campeonato disputado durante a Copa do Mundo dos Estados Unidos garantiu o Timão na Copa do Brasil de 1995, e cuja conquista o levou à Libertadores de 1996).

Sempre tendo em mente que são apenas números, deles é possível extrair que o Timão até hoje nunca foi eliminado pelo Santos em semifinais de qualquer espécie e, sempre que passou pelo Santos em algum tipo de mata-mata, somente em uma não se sagrou campeão.

A freguesia santista é pública e notória, mas cada jogo tem sua história. Vamos a eles.

2 thoughts on “Na ponta do lápis #9: Freguesia santista estende-se a disputas de mata-mata

  1. Como se diz por aí, estatística não ganha jogo. Mas dá moral pra um lado e deixa o outro ressabiado. Com a força da Fiel, a raça dos jogadores e arte do Carille em disputas de mata-mata, o Corinthians tem todas as chances de sair com um bom ou um ótimo resultado nesse domingo.

  2. Não sei se entra no critério de mata-mata, já que foi só mata, ou de semifinal, mas de lambuja ainda tem o quadrangular final do campeonato paulista de 1997 que de cara metemos 4 x 3 nos lambaris. Acho uma injustiça só o São Paulo ser “honrado” como nosso vice, já que pra mim nesse ano fomos campeões em cima dos três, pois na sequencia os porcos perderam por 2 x 0 e teve o empate 1 x 1 com os bambis. Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *