Na ponta do lápis #15: Excluindo amistosos, Timão tem o mesmo número de vitórias contra Palmeiras, Santos e São Paulo

A parada das competições esportivas ao redor do mundo por causa da pandemia do novo coronavírus ocorre em um momento no mínimo curioso na história do Sport Club Corinthians Paulista contra seus mais tradicionais adversários.

Se excluirmos os amistosos jogados pelo Corinthians contra Palmeiras, Santos e São Paulo ao longo da história, o Timão tem exatamente o mesmo número de vitórias contra todos eles em jogos válidos por algum tipo de competição: 120.

Trata-se de uma coincidência no mínimo inusitada, uma vez que os confrontos contra Santos e Palmeiras iniciam-se na década de 1910 e o São Paulo entre na história mosqueteira somente nos anos 1930.

Contra o Santos e o São Paulo, a extensa vantagem corinthiana nos confrontos é timidamente diminuída, uma vez que o Timão também tem vantagem nas vitórias em amistosos.

Diante do Palmeiras, entretanto, o Corinthians fica em vantagem sobre o arquirrival se computarmos somente os jogos de competição.

Clique nos links a seguir para conhecer os números atuais destes confrontos e navegar por seus mais diversos recortes estatísticos.


| Palmeiras |
| Santos |
| São Paulo |


 

One thought on “Na ponta do lápis #15: Excluindo amistosos, Timão tem o mesmo número de vitórias contra Palmeiras, Santos e São Paulo

  1. Ou seja, quando o jogo é pra valer, quando a partida é de campeonato, o Corinthians está na frente dos seus três principais rivais. O peixe e o tricolor são grandes fregueses, com todo o respeito que todo adversário merece, principalmente esses dois que tanto nos dão prazer de jogar contra. Já o porco é um freguês mais chato, mais encardido, o que confirma mais uma vez que é o nosso principal adversário, nosso grande rival histórico, não apenas pelo retrospecto mais apertado como também porque nasceu da nossa costela. Os italianos que gostavam de ser brasileiros, de se misturar com os outros povos que aqui habitavam, continuaram no Timão desde a sua fundação. Não vamos nos esquecer que o primeiro presidente do SCCP era de família italiana. E que há torcedores históricos e famosos do Corinthians que têm sobrenome italiano. Mas havia também os italianos que queriam viver só dentro do chiqueiro deles. Esses aí resolveram criar um outro time pensando que seriam superiores. Só que não. Nenhum humano é superior ao outro. E, mais de cem anos depois, está provado e comprovado que, no futebol paulista, nenhum time é superior ao Corinthians, o Time do Povo, de todos os povos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *