Na ponta do lápis #12: Timão tem vantagem contra o Flu em mata-mata

corinthians 5 x 3 fluminense

O Corinthians tem vantagem sobre o Fluminense em disputas de mata-mata e confrontos diretos valendo título. Até hoje, nas oito ocasiões em que os dois clubes estiveram frente a frente em duelos valendo classificação ou taça, o Timão saiu vitorioso em cinco e o Flu se deu melhor em três. O próximo mata-mata entre os dois clubes valerá uma vaga na semifinal da Copa Sul-Americana de 2019.

A primeira disputa do gênero ocorreu na decisão Copa Rio de 1952. O título foi decidido em dois jogos, ambos realizados no Maracanã. O Corinthians chegou ao primeiro jogo da final literalmente quebrado e desfalcado pela violência do Peñarol na semifinal. Depois de fazer 2 x 0 na primeira partida, o Flu ficou com o título ao segurar um empate por 2 x 2 no segundo jogo.

O troco corinthiano viria na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, quando o Timão eliminou o Fluminense na disputa de pênaltis (4 x 1), depois de empate por 1 x 1 no tempo normal. O jogo entrou para a história como a “invasão do Maracanã”.

O tricolor carioca, então treinado por Carlos Alberto Parreira, recuperou a liderança no confronto na semifinal do Brasileirão de 1984, quando venceu o jogo de ida por 2 x 0 no Morumbi e depois segurou o 0 x 0 no Maracanã.

O Timão voltaria a empatar o confronto na terceira e última semifinal de Campeonato Brasileiro disputada entre os dois clubes, em 2002. Agora com Parreira no Parque São Jorge, o Fluminense venceu por 1 x 0 no Maracanã, mas na volta o Corinthians ganhou por 3 x 2 no Morumbi e passou por ter a vantagem do empate no placar agregado por dispor de melhor campanha.

No ano seguinte, em jogo único válido pela primeira fase da Copa Sul-Americana, o Fluminense ganhou por 2 x 0 no Maracanã e eliminou o Corinthians.

Vieram então dois confrontos pela Copa do Brasil. Nas quartas-de-final de 2009, o Timão empatou pela terceira vez o duelo ao bater o Flu por 1 x 0 no Pacaembu e depois empatar por 2 x 2 no Rio. Nas oitavas-de-final de 2016, os dois clubes empataram por 1 x 1 no Rio e depois o Timão venceu por 1 x 0 em Itaquera, avançando na competição e virando o placar a seu favor.

Em 2017, por fim, o Corinthians conquistou pela sétima vez na história o Campeonato Brasileiro ao vencer o Fluminense de virada em Itaquera e levou a 5 x 3 sua vantagem neste recorte do confronto.


 

One thought on “Na ponta do lápis #12: Timão tem vantagem contra o Flu em mata-mata

  1. A vantagem é corinthiana, mas os números mostram que a disputa sempre foi acirrada. O adversário é um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, tem uma grande torcida (inclusive na imprensa carioca) e já mostrou ser poderoso nos tribunais esportivos. O Timão está num momento melhor na bola rolando e pode muito bem chegar à semifinal. Mas precisa ter consciência de que terá que lutar com garra, bom futebol, concentração, aplicacão tática e inteligência. No que depender da Fiel, já sabemos, vai ser show de bola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *