Jogo 5.101: Corinthians vence o SPFC de virada; Ceni sofre seu 1000º gol

corinthians 2 x 1 saopaulo

O Corinthians conseguiu uma suada vitória de virada contra um retrancado time do São Paulo na tarde deste domingo no Pacaembu e inverteu a seu favor a vantagem do empate na disputa por uma vaga na final do Campeonato Paulista de 2009. Enquanto o São Paulo chegou a seu terceiro jogo consecutivo com um gol irregular validado em seu favor, o Timão bateu seu recorde de invencibilidade no Pacaembu, chegando a 24 partidas invicto.

O trio de arbitragem liderado por Sálvio Spínola Fagundes Filho tentou de tudo, mas não conseguiu impedir a vitória corinthiana.

O Timão começou o duelo no ataque (só pra constar, Mano, é assim que deveria ser sempre), enquanto o São Paulo limitava-se a seus normalmente eficazes contragolpes. Apesar do amplo domínio mosqueteiro, foi o adversário que saiu na frente. E pra variar, com mais um gol totalmente irregular.

Tudo começou com uma falta inventada por Sálvio Spínola na lateral esquerda da defesa corinthiana aos 24 minutos de jogo. Quando a bola foi levantada, o zagueiro Miranda, impedido e depois de fazer falta clara em Chicão, cabeceou sozinho para as redes.

Para qualquer outro time, o gol teria sido imediatamente anulado. Mas para o São Paulo, como mostram seus últimos três jogos, o gol irregular é apenas parte da eficiente estratégia de sua organizada e competente diretoria, escreveriam os defensores do tricolor na mídia anticorinthiana.

Mas a vantagem são-paulina pouco durou. Quatro minutos mais tarde, Jorge Henrique lançou o volante Elias, que entrou driblando pelo meio da defesa adversária e marcou um golaço, o milésimo gol sofrido por Rogério Ceni em sua carreira como goleiro. Um número que todo atacante almeja alcançar e os goleiros lutam para não sofrer.

O Corinthians era só pressão, mas oportunidades de gol surgiam para os dois lados, cada um com sua estratégia. Aos 12 minutos do segundo tempo, o violento zagueiro André Dias foi expulso de campo num lance que por pouco não terminou em gol de Ronaldo. Mas ninguém se iluda. Sálvio Spínola não tinha realmente como poupar André Dias.

Com um atleta a menos, o São Paulo fechou-se ainda mais e o duelo virou um confronto de ataque contra defesa, ainda com lances perigosos para os dois lados, mas com o Corinthians desperdiçando uma chance após a outra. Só que o tempo não para.

Apesar de toda a catimba tricolor, Sálvio Spínola deu apenas três minutos de acréscimo. O jogo já passava dos 47 e parecia caminhar para mais um frustrante empate, mas o sempre guerreiro volante Cristian roubou bola de Jorge Wagner na lateral, avançou pela intermediária, abriu espaço e chutou de fora da área. Golaço! O 1.001º sofrido por Ceni. Arquibancadas abaixo. E a coroação de dois lutadores: Elias e Cristian.

E Sálvio ainda deu mais um pouco de acréscimo. Afinal, vai que agora dá pra tentar um empate. Mas não deu. Corinthians 2 x 1, de virada. E a vantagem do empate para a próxima partida, marcada para o domingo que vem no Salão Para Festas Corintianas, mudou de lado. Pode ser que nada esteja ganho, mas de empate a gente entende.


Artilheiros do jogo: Elias e Cristian |
| Contra o São Paulo |
O Corinthians em 2009 |
| No Pacaembu |
Na história do Campeonato Paulista |
Sob o comando de Mano Menezes |
O Corinthians na história |